terça-feira, 30 de agosto de 2016

A FORÇA ARCAICA

Salvem, gente bacana...

Recentemente, passeando pelo G+, encontramos  a postagem desta imagem abaixo:


Consciência Livre
Ela busca retratar artisticamente a atuação de um ente denominado de: Força Arcaica.
Mas, no desenho essa representação ilustra um tipo de criatura terrível que ataca um ser humano! Como se entende isso?
Para fazermos uma avaliação do que o artista sabiamente quis demonstrar precisamos nos recordar de que algumas forças no Planeta Terra não possuem necessariamente um corpo físico, mas possuem uma estrutura de energia que se retroalimenta de ectoplasma, ou também de energia vital que a humanidade expele para gerar e manter certos tipos de formas e condutas estranhas ou equivocadas.
Uma forma pensamento manipulada e mantida por muito tempo acaba gerando o que algumas correntes entendem por Tulpas, Efiges ou, no caso dessa Força Arcaica, de uma espécie de "ente" - que é diferente de Entidade.
A Força Arcaica, nada mais é do que uma estrutura de acúmulos muito antigos de pensamentos constante gerados pela humanidade em diversas partes do orbe e que se entende como muito adequada e perfeita para a manutenção da célula social, do viver bem em comunidades, com regras, normas e códigos formais.
Arcaico é exatamente "algo" que se reporta a uma fase ou fases pretéritas a períodos de estabilidades ou até mesmo de maturação de uma cultura, uma organização social.
Ocorre que os tempos contemporâneos nos premiam com situações modernas, atualizadas, avançadas, sejam no avanço tecnológico, seja no avanço educacional, seja no avanço da própria civilização em si, e, porquê não, no avanço da espiritualidade como um todo.
Esse "ente", tendo vida própria, tal como uma Egrégora, passa a agir dentro do universo mental da pessoa como uma prensa, uma morsa que esmaga, espreme e cobra dessa mesma pessoa (ou grupo de pessoas) condutas conservadoras, ultrapassadas,  tradicionalistas, obsoletas.
A Força Arcaica, não é necessariamente um Elemento de baixa frequência, ou Defeito Psicológico, todavia está bem mais próxima da uma Polaridade Conceitual, ou seja, um conceito cuja faixa de vibração frequencial, pode ser Negativo ou Positivo (sem a conotação de ruim ou bom).
Mas ainda assim, age como se vida própria tivesse, eis que a partir do instante em que o indivíduo se pega sendo coagido por essa Força Arcaica e decide se tornar livre dessa atuação, a mesma poderá "não gostar" desse gesto e tentar "forçar" sua manutenção no universo particular do mesmo ou do grupo em questão. 
Sendo o Arcaico tudo aquilo que é antigo, velho, ultrapassado, obsoleto, tudo o que é superado por uma nova coisa de cunho superior, não poderá existir por muito tempo. Queira ou não, mas sua força exige alimento e oprime o valoroso buscador de si a prender-se com correntes antigas e enferrujadas...
O conservadorismo, o tradicionalismo, busca sempre estar presente na mente do ser humano como um alerta, um aviso, um sinal de perigo para tudo o que é novo e diferente, não permitindo a ousadia do aventurar-se ao avanço, colocando a pessoa novamente em uma zona, não de conforto desta vez, mas de medo!
Confúcio já dizia que as pessoas devem se adaptar aos seus tempos, assim como o Conhecimento e a Sabedoria.
Isso não quer dizer que tenhamos que rejeitar nossas experiências do passado, apenas perceber que não devemos nos prender a elas como tábuas de salvação.
Consciência Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Toque de Sabedoria

Um Toque de Sabedoria
Acesse mais material no G+