sábado, 20 de outubro de 2018

A INTUIÇÃO

Salve, gente bacana.

Vez por outra nos deparamos com grandes obras do saber universal.
E não por acaso, por meias e voltas prendemos nossa atenção em um determinado grupo de palavras, frases, textos de onde extraímos (não importa quão antigas as sejam) um manancial de informes ou simplesmente uma mensagem, um pequeno excerto do meio do conteúdo que nos exorta a sair adiante como uma injeção de ânimo tão precisada.
É dessas fontes que costumamos beber e quando a água é pura, misericordioso é o partilhar.
Segue aqui um trecho desses, oriundo da "Voz" que tanto inspirava, dominava o pensamento e a ação de seu expoente na Terra, Pietro Ubaldi.

"A Alma humana, entre uma ciência utilitária de comodidades e uma religião de conveniência, arrasta-se no chão, numa atmosfera de apatia, perdida sem rumo. O presumido dinamismo do vosso tempo mais não é que uma corrida louca toda exterior.Para onde correis, se ignorais as mais altas finalidades da vida?
Consciência Livre
E de que serve correr de chegar, se o homem martiriza no seu irmão a si próprio e, da terra abençoada por Deus, não raro faz um inferno ridículo e macabro?Ou talvez corrais apenas para vos atordoar, para não sentirdes a vós mesmos, para fugirdes à voz de vossa Alma, carente de paz por estar sem rumo?Não significará isto, no fundo, a intenção de fugirdes daquele silêncio em que a Alma, no seu isolamento, fala e inquire das grandes questões?
Consciência Livre

Sim: é medo, medo de permanecerdes convosco mesmos.De vos interrogardes.De vos sentires sozinhos diante dos últimos problemas que ninguém sabe resolver e que, não obstante, a Alma apresenta; medo dos grandes problemas do silêncio onde se ouvem gritar as grandes culpas; terror da profundeza onde estão o dever, a verdade: Deus.
Consciência Livre 
Ao som desta voz solene, preferis a paralisia psicológica e o tormento da Alma agonizante.E a cada momento renovais o esforço de vos lançardes para fora de vós, no mundo, em busca do infinito que, entretanto está dentro de vós.Perdestes a simplicidade dos grandes pensamentos que proporcionam descanso, e por isso aquele infinito, que dele se acha pleno, saturado de alimento substancial, vos parece qual um báratro de trevas sobre o qual temeis debruçar.
Consciência Livre 
O homem esqueceu, no dédalo das complicações, a beleza e a paz das grandes verdades primordiais.Entretanto, ele as conhecia de há muito, por meio da comunicação direta - a revelação - primeiro método intuitivo e sintético do saber humano, pai do método dedutivo.O princípio único, do qual as verdades menores se deduziam, havia descido do alto, porém depois de tanto deduzir o homem distanciou-se de tal maneira da primeira fonte, que chegou a negar-lhe a própria existência.Assim, a dedução, perdido o seu contato com a origem, não teve mais sentido.
Consciência Livre 
O homem recaiu por terra, sem asas e sem vista, e bateu com a fronte no solo a fim de que o fenômeno lhe falasse e, com seu pequenino e reduzido foco - únicas centelhas restantes da grande luz - lhe devolvesse uma fração infinitesimal da verdade infinita e eterna.[...]Em face das coisas supremas, os extremos da história se tocam, e assim a intuição reabre hoje, para os humildes, as portas da verdade."
Consciência Livre 

Pietro Ubaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Toque de Sabedoria

Um Toque de Sabedoria
Acesse mais material no G+