sábado, 3 de novembro de 2012

OBSTÁCULO À EVOLUÇÃO - 3

Aqui buscamos apresentar uma espécie de gráfico em que listamos, depois de pesquisas, 10 desses níveis em grau crescente de intensidade energética.

Menos denso – incomoda pouco

1 – Insegurança

2 – Debilidade

3 – Angústia

4 – Complexo

5 – Impaciência

Mais denso – incomoda muito

6 – Fobia

7 – Temor

8 – Desespero

9 – Pânico

10 – Terror
Para a pessoa que vive comum e correntemente, sem saber desses meandros emblemáticos, levar seu cotidiano com o nível de medo de 1 a 5, pode ser até tolerável e possível, inclusive com mais de um deles atuando.
Entretanto, quando se atinge o patamar do nível 6 a 10, a situação passa a se tornar um grande problema que culmina até mesmo na severidade de, em alguns casos, a pessoa ceifar a própria existência na ânsia de livrar-se do tormento. Por isso, dedicamos tamanha importância a este assunto.
Consciência Livre

2 comentários:

  1. Estive pensando se a des-esperança estaria relacionado com o medo, e aqui está o tópico sobre o medo.

    Diante a definição do medo aqui representada e seus graus, estaria a des-esperança, diferente de des-esperar, em algum grau do medo?

    ResponderExcluir
  2. Bem, Furihata, como destacou o desespero não é necessariamente falta de esperança, mas a falta de esperança pode conduzir a condutas mentais equivocadas que culminariam em alguma espécie de medo, que eventualmente encaixaria no "desespero". O desespero, gramaticalmente falando, é uma palavra utilizada para identificar:
    1 Ação ou resultado de desesperar(-se); DESESPERAÇÃO.
    2 Sofrimento moral extremo, misto de aflição, angústia, descontrole e tormento, ligado muitas vezes à sensação de perda (geralmente irreparável).
    3 Irritação, raiva, até mesmo indignação.
    Portanto, a falta de esperança ou desesperança, não estaria diretamente conectada a um medo específico.
    Muitas vezes a desesperança está ligada à preguiça ou ao orgulho. (Mas isso é um estudo muito profundo que está além da forma e do fundo.)
    Qual é o sentir da desesperança? Como uma pessoa que não tem expectativa alguma da vida se sente? Com medo? Será? Ela mais está para uma pessoa capaz de muitas coisas, inclusive de erradicar a própria existência.
    Abrações.
    Kheóps.

    ResponderExcluir

Um Toque de Sabedoria

Um Toque de Sabedoria
Acesse mais material no G+