domingo, 30 de março de 2014

DAIMON x SPOUDAIOS

Consciência Livre
Recordemos ainda a posição grega divinal de daimon que posteriormente foi absorvida e deturpada para demônio(!) numa reviravolta extraordinária pelos seguimentos religiosos judaico-cristãos.
Consciência Livre
Daimon para os gregos, nada mais era que um espírito que estava ao lado do ser humano no ato de seu nascimento para auxiliá-lo nas árduas decisões de certo e errado, com o objetivo maior de conduzi-lo aos melhores atos possíveis conquistando o nível de spoudaios[1], haja vista que a palavra eudemonismo, nada tem de tenebrosa, mas significa a doutrina moral segundo a qual o fim das ações humanas (individuais e coletivas) consiste na busca da felicidade através do exercício da virtude. 
Consciência Livre
Ao longo dos anos a sua descrição mudou, e segundo a maior parte das religiões, que se dividem no mundo de forma maniqueísta, (bom e mau) daimon passa a um ser intermediário entre o homem e deus, espíritos da crença cristã, não havendo similar em religiões pagãs; existem em todas as formas e tamanhos e quase sempre querem fazer alguma coisa ruim. É tipicamente descrito como um espírito maligno, ou, demônio. 
Consciência Livre
Material a respeito sobra, basta pesquisar. 

[1] Um homem verdadeiramente adulto, humanamente desenvolvido até o extremo limite dos seus poderes cognitivos, capaz de perceber a realidade e tomar decisões desde o centro e o topo da sua consciência, e não desde as paixões de um momento, desde um oportunismo profissional, desde o temor do julgamento dos pares ou desde algum preconceito da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Toque de Sabedoria

Um Toque de Sabedoria
Acesse mais material no G+